GESTÃO DE CUSTO COM O LIXO! PANCAS ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O TRIBUNAL DE CONTAS
Cooperação técnica busca otimizar custos e aprimorar o manejo do lixo urbano, fortalecendo a gestão pública municipal.
Publicado em 16/11/2024 17:33 - Atualizado em 16/11/2024 20:11
Assinatura do Termo de Cooperação
A Usina Termomagnética de Decomposição de Resíduos Sólidos Urbanos de Pancas, será o objeto principal do acordo de cooperação técnica com o TCE-ES. Um estudo que irá aprimorar a gestão de custos com a destinação e tratamento correto do lixo produzido no município.O TCE-ES e as prefeituras de Pancas, Colatina, Linhares, Vila Velha e Santa Teresa firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer a gestão de custos municipais.
O guia permitirá que os gestores consigam colocar em prática uma gestão pública baseada em informações de custos, visando a melhoria na qualidade do gasto, em decisões mais assertivas e planejamentos mais realistas.
Como exemplo prático, o sistema permitirá que o gestor municipal saiba se é mais vantajoso comprar uma frota ou contratar uma empresa para locação, considerando os custos de cada caso. Ou ainda, quanto custa um atendimento na rede de saúde, ou o custo de fornecer água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, dentre outros serviços públicos ofertados.
O município de Pancas participará com o tema de gestão de resíduos urbanos, desde a coleta até a destinação final.
A Usina Termomagnética de Decomposição de Resíduos Sólidos Urbanos de Pancas não é apenas uma solução ambiental, mas também uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento econômico do município. Atualmente, o município transporta cerca de 200 toneladas de lixo por mês para aterros sanitários em Colatina, um processo que gera altos custos logísticos. Com o início das operações da usina, o município espera economizar cerca de 1,5 milhão de reais por ano. Essa economia poderá ser direcionada para outras áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura, além de abrir espaço para novos investimentos na região.
A Usina Termomagnética de Decomposição de Resíduos Sólidos Urbanos de Pancas é uma solução local voltada exclusivamente para o tratamento do lixo produzido no município, mas pode inspirar outras iniciativas semelhantes em todo o Estado do Espírito Santo. Ao promover a redução de resíduos e a mitigação dos impactos ambientais, a usina estabelece um padrão inovador para a gestão de resíduos sólidos no Brasil. Trata-se de um marco estratégico que reforça o potencial de implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a inovação tecnológica em nível estadual.
Para obter mais informações e consultar os documentos, clique nos links abaixo:
- Clique aqui para acessar o Termo de Cooperação Técnica assinado
- Clique aqui para acessar a matéria completa sobre o início das operações da usina.
- Clique aqui para visualizar o Relatório de Avaliação de Ruídos.
- Clique aqui para acessar a licença ambiental municipal de regularização da usina.
- Clique aqui para visualizar o relatório com os laudos técnicos emitidos pela SENAI.
- Clique aqui para visualizar o Relatório de Ensaios - Emissões Atmosféricas.
- Clique aqui para visualizar o Relatório de Ensaios - Pó.
Por Fabrício Silva - Assessor de Comunicação
comunicação@pancas.es.gov.br
por Assessoria de Comunicação | PMP